A luta

Lutar não é apenas seguir um caminho e ir em frente...é passar pelas armadilhas, lutar contra imperadores, matar leões apenas com uma pedra...E principalmente, evoluir dia após dia...
Marcius Fuchs

Comentem!!!

Fiéis leitores e leitoras!!! Faço meus textos para instigar o debate, então comentem, para debatermos todas as divergências que surgirão a partir da leitura!!! e tbm toda crítica, seja ela positiva ou negativa, é sempre bem vinda!!!!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Anéis Olímpicos

Uma representação falsa

Em 1913 foi criado os cinco anéis olímpicos, representando os cinco continentes unidos pelo esporte. O preto representa a África, o amarelo a Ásia, o azul a Oceania, o vermelho a América e a Europa é simbolizada pelo verde.
A representação dos cinco continentes unidos é uma idéia muito boa, porém quando se trata de esportes competitivos, de alto rendimento, poucos alcançam o mais alto patamar para poderem participar. Não há, também, uma união entre os países participantes, pois a finalidade é ganhar e deixar os outros para trás.
Os anéis olímpicos simbolizam as Olimpíadas, o maior campeonato de esportes de alto rendimento do mundo, e não da Educação Física, que tanto vem sendo estudada e que mostra a abrangência que temos como cultura corporal do movimento.
Poderiam mesmo os anéis representar só as Olimpíadas. Mas vamos pegar alguns dados de 2004, ano dos últimos Jogos, em Atenas, para analisarmos o que mais esse símbolo pode significar.
A cada cinco minutos, em 2004, morria uma criança de fome no mundo, segundo o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Mais de 100 mil pessoas morriam devido à fome todos os dias ao redor do mundo. A cada quatro minutos uma criança ficava cega por falta de vitamina A. Isso acontecia enquanto você via um dardo sendo lançado e caindo no chão, enquanto você se divertia e esquecia do mundo ao seu redor.
Mas não podemos nos esquecer que os Jogos Olímpicos também são uma representação do que é o nosso sistema hoje, onde os mais bem sucedidos conseguem tudo. Os que competem são uma parte muito pequena da população; as Olimpíadas são para as elites e poucos têm acesso a elas. E isso reflete muito a polarização das riquezas no mundo, como Marx dizia: a lei geral da acumulação capitalista implica necessariamente, ao lado da acumulação de riqueza nas mãos de cada vez mais ricos, a generalização da miséria entre os povos de todo o mundo, ou seja, cada vez menos pessoas com muita riqueza e mais pessoas na miséria.
Também não podemos esquecer as doenças que se alastravam na época, como o HIV, que contaminou 4,9 milhões de pessoas e matou 3,1 milhões. E de todos os países, a África do Sul foi o que mais sofreu com essa praga: em 2004, 6,2 milhões de sul-africanos estavam infectados com o vírus.
É comum as pessoas relacionarem os Anéis Olímpicos com a Educação Física, porém, nós não somos alienação, nós não somos só alto rendimento: nós somos pensamento, cultura e educação também.
Será mesmo que esse símbolo representa a Educação Física?! Ou mostra a alienação que tanto o sistema vem impondo e as pessoas cada vez mais se entregam a essa opressão?!
Os anéis não representam só o esporte de alto nível, representam o distanciamento que as pessoas possuem da realidade; distanciamento que tanto esconde a fome, as doenças, as desigualdades sociais e que além de tudo vem distorcendo a imagem da Educação Física para o ser que sua e não pensa.
Marcius Fuchs


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o texto, Marcius! E o ideal do blog, da mesma forma! ;)
Importante que ainda haja pessoas com esse sentimento de mudança das perspectivas caóticas em que vivemos. Pode até ser utópico, mas o que seria de nós sem a utopia?
A esperança deve ser a última a se esvair..