A luta

Lutar não é apenas seguir um caminho e ir em frente...é passar pelas armadilhas, lutar contra imperadores, matar leões apenas com uma pedra...E principalmente, evoluir dia após dia...
Marcius Fuchs

Comentem!!!

Fiéis leitores e leitoras!!! Faço meus textos para instigar o debate, então comentem, para debatermos todas as divergências que surgirão a partir da leitura!!! e tbm toda crítica, seja ela positiva ou negativa, é sempre bem vinda!!!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

REUNI

O que será, o que será?

Em Abril, do ano passado, o atual governo decretou o projeto que institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – o REUNI, “Decreto n° 6.096” . Um decreto que vem nas ondas do neoliberalismo para sucatear nosso ensino a ponto de terceirizá-lo. Para tentarmos entender melhor essa situação, primeiro devemos analisar esse programa com a maior atenção.

O REUNI vem com a proposta de expandir o número de vagas em 100% com um aumento de apenas 15% dos docentes, diminuir as vagas ociosas, aumentar a taxa de alunos/professor para 18 para um ( hoje a média é de dez para um), aumentar a taxa de conclusão de curso para 90% (a taxa nacional de conclusão, hoje, é de 60%), e também prevê um acréscimo de, no máximo, 20% no orçamento de 2007 em cinco anos.

Agora, o que esse “Apoio” pode ocasionar nas universidades federais? Analisando o projeto vêem-se as suas deficiências, como por exemplo, aumentar em curto prazo de tempo as vagas, sem contratação significante de professores, assim, as aulas virando palestras, os professores trabalhando o dobro, sem reajuste salarial, as pesquisas perderão seu valor, sem falar que além dessas aulas palestradas, a taxa de conclusão terá que aumentar, assim, os alunos passando sem uma real avaliação e aprendizagem.

O dinheiro que o governo “promete” nesse decreto é de apenas 20%, ou como diz no projeto, “de no máximo 20 %”. Essa verba pode vir, como pode vir menos do que o programa prevê, ou até não vir. Para que as Universidades possam receber esse acréscimo orçamentário, elas têm que cumprir com as metas do REUNI, caso o contrário, não recebem nada, e mesmo que recebam o bolo orçamentário pode até aumentar, mas as fatias diminuirão.

Lutas foram travadas contra essa reforma, professores, estudantes e funcionários de todo o Brasil lutaram. Foram mobilizadas 15 ocupações pelo país inteiro, porém o governo usou suas armas, como policiamento federal nas reitorias e prédios retirando os estudantes pela força sem argumentos significativos, usufruiu de Hospitais Universitários para a votação do projeto para os acadêmicos não poderem se manifestar, interditos proibitórios ferindo nossa constituição, e tantas outras coisas, tanto que no dia 21 de Dezembro de 2007 a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) foi a última Universidade a aderir ao decreto, assim, 100% de adesão ao decreto n° 6.096.

E agora, o que será das nossas universidades? Agora nosso papel estudantes de todo o País, não é se entregar pelo fato do Governo ter ganho mais essa batalha, e sim, analisar e denunciar todos os males que o REUNI ocasionará nas nossas Universidades, pois mais reformas virão, e o nosso papel é barrá-las, para podermos continuar lutando por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, e ganharmos a guerra!

Marcius Fuchs





3 comentários:

Íris Ribeiro, disse...

Pra eu que não leio quase nada, aliás, odeio ler, me identifico com teu blog Marcius! Acho queo porquê é o mesmo que disse a guria no outro comentário, esse teu ideal revolucionário hehehe, lutando principalmente pelo bem da nossa Universidade.
E é como disseste nesse texto, mesmo tendo o governo ganho esta batalha, decretando o REUNI,devemos "analisar e denunciar todos os males que o REUNI ocasionará em nossas Universidades..".
O nosso papel como estudante, vai além de aulas, livros.. Acredito que devemos estar por dentro de todas mudanças dentro da nossa intituição, estando sempre pronto pra confrontar, criticar e lutar pelo melhor da nossa Universidade.


Já ganhaste uma parceira na luta né!? hehehe
*e vê se me ensina a escrever como tu ;/ *
E vamo divulga esse blooooog..




bjoo anjo
:)

Anônimo disse...

Marcius!!!!!!

Errei escrevendo e cá estou eu! Bom..parabéns pela iniciativa e muito sucesso neste teu novo projeto.
Estou acompanhando os teus textos e espero cada vez mais ver crescimento neles.
Achei o texto sobre o Reuni confuso. Tu poderias ter organizado melhor ele para que as pessoas que não leram nada sobre o assunto entendessem melhor. É apenas uma sugestão.
No mais desejo que tu brilhes cada vez mais!!!
Beijããão!!!
Mi

Anônimo disse...

Marciuszinhussss....
Entao...ao contrario da Mi (sente soh a intimidade..hahaha) nao achei muito confuso nao, falo pq mesmo tendo um pouco de conhecimento sobre o assunto, na maioria das vezes q leio textos assim sinto uma certa dificuldade de entendimento, mas nao foi o q ocorreu ao ler o seu texto. Claro que tem algumas falahas de organizaçao de ideias aqui e ali, mas tadinho o menino tambem nao eh um escritor tao experiente assim neh...hihihi...
Mas criticas sao sempre validas para a prosperidade, ainda mais criticas construtivas e de boa vontade...
PARABENS IRMAO ESQUERDISTA...
BJOKASS MILENA!!!

SE à todos!!!